Qualidade de vida no trabalho: o que é, importância e estratégias

Você já parou para pensar no impacto que a qualidade de vida no trabalho tem para as empresas? Por aqui, já falamos sobre bem-estar e saúde mental no trabalho, e esses são alguns elementos que só acontecem numa organização se houver qualidade de vida.

Mas afinal, o que é qualidade de vida no trabalho? Esse conceito fala sobre a implementação de melhorias que garantam a saúde e o bem-estar pessoal e profissional dos colaboradores. É também sobre o nível de satisfação de um funcionário em relação ao seu trabalho e a empresa como um todo.

Essa expressão, que pode ser abreviada para QVT, surgiu lá na década de 1960 e se tornou popular na década seguinte graças a Louis Davis, professor da Universidade da Califórnia, que definiu o bem-estar, a saúde e o desempenho dos colaboradores como “qualidade de vida no trabalho”.

Hoje se sabe muito bem que quando há QVT, há retorno positivo para a empresa. São vários os estudos que comprovam que funcionários mais felizes são mais produtivos. Um deles, feito na Universidade da Califórnia, revelou que um trabalhador é, em média, 31% mais produtivo quando está satisfeito.

Priorizar a qualidade de vida é respeitar os profissionais e mostrar o quão importante eles são para a sua empresa, e investir em qualidade de vida para os colaboradores é investir na organização, já que, segundo levantamento da Sodexo, companhias que se preocupam com a questão são em média 86% mais produtivas.

Além disso, o investimento no capital humano tem retorno muito maior se for comparado aos gastos com faltas, demandas judiciais e necessidade constante de recrutamento de novos empregados.

Quais são os sinais de baixa qualidade de vida no trabalho?

Os sinais de baixa qualidade de vida no trabalho podem ser variados e frequentemente inter-relacionados. Eles podem impactar tanto a saúde física e mental dos colaboradores quanto a produtividade e o ambiente organizacional. Alguns dos principais sinais incluem:

  • Fadiga constante
  • Estresse crônico
  • Desmotivação
  • Depressão e ansiedade
  • Aumento de faltas
  • Baixa produtividade
  • Conflitos frequentes
  • Desinteresse em colaborar
  • Falta de reconhecimento e recompensa
  • Horas extras frequentes
  • Falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal
  • Falta de oportunidades de crescimento

Identificar esses sinais é crucial para que empregadores e gestores possam tomar medidas corretivas, como melhorar o ambiente de trabalho, oferecer suporte psicológico, promover um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e reconhecer e valorizar os esforços dos colaboradores.

Quais os benefícios que a qualidade de vida no trabalho traz?

Alguns dos principais impactos positivos da QVT são:

  • Aumento na produtividade;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Potencialização de resultados positivos;
  • Maior qualidade nas entregas;
  • Engajamento, criatividade e motivação;
  • Redução nas taxas de turnover e absenteísmo;
  • Eficiência na realização das tarefas;
  • Desenvolvimento da empresa.

Para promover a qualidade de vida no trabalho, as empresas precisam estar atentas a vários fatores enquanto investem na implementação de ações importantes. Algumas exigem investimento financeiro, mas outras envolvem mudanças na cultura organizacional. 

Como implementar a qualidade de vida no trabalho?

Se a sua empresa ainda não pode fazer grandes investimentos, vale focar nesses itens, que podem começar hoje mesmo:

  • Flexibilização da jornada de trabalho
  • Ações internas de integração
  • Ambiente aberto para feedback
  • Incentivar equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  • Criar um clima organizacional saudável

Com um bom planejamento e com o auxílio do RH, que sempre será o setor que entende quais são os principais pontos a serem trabalhados, é possível traçar um plano de investimentos, como:

  • Investimento em infraestrutura (ambiente físico, equipamentos, iluminação…)
  • Investir nos funcionários (cursos, treinamentos, apoio financeiro em cursos)
  • Investir em saúde mental dos funcionários (parcerias com psicólogos e terapeutas)
  • Ter um bom plano de benefícios e premiações.

Com um plano de benefícios e premiações, você investe na qualidade de vida dos funcionários dando a oportunidade de se divertir e se cuidar.

Como o Feedback dos Funcionários Pode Melhorar a Qualidade de Vida no Trabalho?

Primeiramente, o feedback contínuo permite que a gestão reconheça e resolva problemas rapidamente, antes que eles se agravem. Questões relacionadas ao estresse, carga de trabalho excessiva, falta de recursos ou problemas de comunicação podem ser abordadas de maneira proativa, melhorando o bem-estar dos funcionários e evitando a deterioração do ambiente de trabalho.
Além disso, o feedback dos funcionários pode revelar a necessidade de melhorias nas políticas de trabalho, como horários flexíveis, programas de bem-estar e oportunidades de desenvolvimento profissional. Implementar tais mudanças com base no feedback pode aumentar a satisfação dos funcionários, promover um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e, consequentemente, reduzir a rotatividade.
A valorização do feedback também fortalece a cultura organizacional. Quando os colaboradores sentem que suas opiniões são ouvidas e levadas em consideração, há um aumento na confiança e na moral. Isso promove um senso de pertencimento e engajamento, fazendo com que os funcionários se sintam mais motivados e comprometidos com a organização.
O feedback também pode orientar o reconhecimento e a recompensa dos funcionários. Identificar e valorizar os esforços e realizações com base nas observações dos próprios colaboradores pode incentivar um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. A prática de feedback bidirecional – onde tanto gestores quanto funcionários trocam feedback – pode fomentar um relacionamento de trabalho mais colaborativo e respeitoso.

Como as experiências corporativas podem proporcionar a qualidade de vida no trabalho?

As experiências corporativas podem proporcionar, por exemplo, diárias em um spa, uma hospedagem em um lugar relaxante, viagens e outras atividades revigorantes não relacionadas ao ambiente de trabalho.

Esse equilíbrio entre vida pessoal e carreira é muito importante: segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, 26% dos profissionais sentiram esse balanço piorar em 2020.

Esse tipo de experiência ajuda a desligar do trabalho, descansar, relaxar e, ao mesmo tempo, fazer o colaborador se sentir valorizado. Como resultado, funcionários motivados e com a qualidade de vida lá no alto.

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