É cada vez mais comum ver como parte do planejamento de crescimento de uma organização incentivos para promover um ambiente saudável e encorajar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores.
E já é possível dizer que dá resultado: esses incentivos têm melhorado o índice de bem-estar de várias empresas e a satisfação dos funcionários no mesmo ritmo que aumenta o desempenho das equipes.
A segunda edição do Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC), da startup de cuidado emocional corporativo Zenklub, revelou que as empresas que investem em projetos de saúde mental já saíram na frente. O IBC é uma metodologia desenvolvida para avaliar o bem-estar dos colaboradores em organizações através de questionários e avaliações.
De acordo com a avaliação publicada recentemente, as empresas que investiram em bem-estar tiveram melhoria na média do índice, chegando a 74 pontos.
Na primeira edição, realizada em 2021, a média era de 49,2 numa escala de 0 a 100. A média nacional, entretanto, se encontra abaixo do patamar ideal de 78, chegando a 61,7 em 2023.
Como promover o bem-estar na empresa?
O bem-estar deve ser parte da cultura da empresa para nortear as decisões e planejamentos. Um ambiente de trabalho saudável deve ser construído sobre uma cultura de apoio e inclusão, valorizando a diversidade e a equidade, além de abraçar o cuidado da saúde mental dos colaboradores como responsabilidade da organização.
Quando você promove a qualidade de vida dos colaboradores, eles passam a se sentir bem no ambiente de trabalho. As vantagens são inúmeras, desde uma taxa de motivação e engajamento maior até a redução no absenteísmo e afastamentos por licença médica.
Incentivos financeiros vs. não-financeiros: Qual é mais eficaz?
-
- Os incentivos financeiros, como bônus, aumentos salariais e comissões, são tangíveis e de fácil compreensão para os funcionários. Eles oferecem uma recompensa imediata e direta pelo desempenho.
-
- São eficazes para impulsionar a motivação e o desempenho no curto prazo, especialmente em situações onde os funcionários precisam atingir metas específicas ou prazos apertados.
-
- Facilmente mensuráveis e podem ser diretamente correlacionados com metas e resultados financeiros da empresa.
-
- Incentivos não-financeiros, como reconhecimento, oportunidades de desenvolvimento profissional, e um bom ambiente de trabalho, tendem a aumentar a satisfação e o engajamento intrínseco dos funcionários.
-
- Oferecem benefícios de longo prazo, como crescimento profissional e pessoal, que contribuem para o bem-estar geral e a satisfação contínua no trabalho.
-
- Promovem uma cultura organizacional positiva e aumentam o engajamento, criando um ambiente onde os funcionários se sentem valorizados e apreciados.
- Ofereça opções personalizadas de bem-estar, como programas de fitness, meditação, ou aconselhamento nutricional.
- Proporcione acesso a cursos online, workshops, ou subsídios para educação que se alinhem com os interesses de carreira dos funcionários.
- Crie um sistema de reconhecimento onde os funcionários podem escolher suas próprias recompensas, como dias de folga adicionais, vales-presente, ou experiências especiais.
- Ofereça benefícios que atendam às necessidades familiares, como auxílio-creche, horários flexíveis para pais, ou licença parental estendida.