Saiba que dentre várias estratégias para melhorar o ticket médio da sua organização, tudo gira em torno da fidelização. E para isso, nada melhor do que criar um programa de fidelidade.
Já falamos aqui como engajar os colaboradores com as recompensas, mas o foco agora vai além dos bastidores da marca, mas por quem ela trabalha, os clientes.
O que é um programa de fidelidade ?
É realizada principalmente oferecendo pontos que entreguem vantagens, prêmios, cupons de sorteios e também, experiências.
O grande objetivo é cuidar do relacionamento no longo prazo, principalmente no caso do cliente, para que ele veja vantagem em manter o contato recorrente com a marca.
Ter clientes fidelizados com laços duradouros pode ser muito mais barato do que investir na captação de novos. Por isso, um programa de fidelidade bem aplicado, pode ser a melhor ação comercial da sua empresa, seja ela de produtos ou serviços.
Como implementar um programa de fidelidades?
1 – Adeque a campanha com a empresa
Se você não faz ideia do que seja um programa de fidelidade e se ele compensa para a sua realidade, pegue exemplos do que já existe no mercado, cartões de créditos, companhias aéreas, cartões fidelidade….
Observe a proporção do valor de cada pessoa comparado aos benefícios ofertados pelo programa. Perceba que você, como cliente, também paga por eles, e para quais ações você vê vantagem em fazer parte?!
São programas que beneficiam os clientes recorrentes, oferecem uma contrapartida que incentiva eles a continuarem sendo fiéis à marca. E tudo é recompensado proporcionalmente a receita que eles geram.
Deve estar claro para a sua empresa o quanto do preço final pode incluir o investimento no programa de fidelidade. É o mesmo cálculo que se faz em campanhas de marketing, cupons de desconto, etc.
E antes de definir o que será incluído no programa de fidelidade, é preciso pensar para quem ele é. É importante avaliar a persona. Quem é o seu público-alvo, quais necessidades ele tem?
Caso sejam fornecedores, especificadores, pense em que tipo de recompensas iriam contribuir com as vantagens competitivas da marca.
Do lado da empresa, também é preciso compreender as necessidades da ação. Por que queremos criar essa fidelização? Está claro os benefícios e a contrapartida dela?!
2 – Crie as regras, definia os prêmios
Essas definições são importantes tanto para a empresa, quanto para a pessoa premiada. Por isso, crie um regulamento bem fundamentado, que deverá ser consultado sempre que necessário.
Uma dica importante é simplificar as coisas. Ninguém gosta de burocracia, ou ganhar coisas que não tem aplicabilidade. Otimize e garanta o retorno do seu investimento.
3 – Divulgue a campanha
Agora é a hora de caprichar no marketing para encantar os clientes ou profissionais envolvidos. E toda vez que a sua empresa se relacionar com eles, reforce a campanha, ela vai contribuir para estreitar os laços.
Muitas empresas erram na hora de relembrar os clientes sobre o programa de fidelidade.
4 – Analise os resultados, faça reformulações
Com os todos os premiados é sempre importante cumprir com o prometido. Um bom programa de fidelidade vai encantar as pessoas e tornar a sua empresa uma lovemark. Torne a empresa inesquecível com presentes que trazem felicidade.
Algumas ideias de presentes legais para incluir no programa de fidelidade
Você já pensou que o seu programa de fidelidade pode oferecer pontos para coisas que não tem valor nenhum? É nisso que apostamos! Por isso segue a nossa sugestão de experiências que podem ser resgatadas com os pontos:
- Viagens de final de semana em hotéis, pousadas e resorts;
- Almoço, jantar e café da manhã em restaurantes renomados;
- Ingressos para cinema, teatro e outras atividades culturais;
- Experiências de aventura como escalada, parapente, balão, mergulho, etc;
- Kits em geral, para fondue, churrasco, bebidas, ferramentas, etc
- Spa, massagem, meditação, dentre outras práticas para cuidar do corpo e mente;
- Vale compras, mensalidades em serviços diversos;
Premie com experiências IMMA
A IMMA é uma empresa que vem há 15 anos montando uma verdadeira boutique de experiências para as empresas que querem oferecer premiação.
Uma forma criativa, única e que se adapta a necessidade de cada pessoa. A IMMA é pioneira e líder quando o assunto é reconhecimento e incentivo.
Por que escolher a IMMA para criar um programa de fidelidades?
- Você não vai precisar se preocupar em criar regras de pontos, negociar com fornecedores e fazer um trabalho logístico. Nós já temos tudo isso organizado para você implementar na sua empresa.
- Você só define o budget e regras da pontuação e nós entregamos os pontos para cada premiado. Os seus clientes(colaboradores, fornecedores) podem resgatar esses pontos direto em nosso site, ou um hotsite personalizado para isso. E podem trocá-los pelas experiências que eles quiserem.
- Nós damos todo o suporte para o premiado resgatar a experiência, agendamos na data que ele solicitar e coletamos depoimento ao final para saber se ele curtiu o presente.
- No site da IMMA há diversas opções de experiência e empresas parceiras para resgatar os prêmios da melhor forma possível para os seus clientes, em vários locais do Brasil.
- A IMMA garante que todo o valor investido na campanha será aproveitado, fazendo bom uso do investimento e dando alegria para todo cliente premiado
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Estaremos felizes em atender a sua empresa! Entre em contato conosco pelo email ou whatsapp!