Já ouviu falar sobre campanha de incentivo? Sabe como implementar dentro da sua empresa?
As campanhas de incentivo são uma das principais práticas que aceleram a produtividade, e que podem ser aplicadas em equipes pequenas e grandes. Independente do porte da empresa.
Como está o desempenho dos seus colaboradores? Estão motivados? Vão para o trabalho com empolgação de bater as metas e crescer junto com a empresa?!
O caminho para uma empresa prosperar é garantir que todos compartilhem dos benefícios desse crescimento. E quando existe incentivo para alcançar resultados, fica muito mais fácil e motivador o cotidiano de trabalho.
- Procurando por felicidade no ambiente de trabalho? Confira nosso artigo.
- Saúde mental nas empresas? Impactos da pandemia e soluções.
O que é uma campanha de incentivo?
Engana-se quem pensa que o marketing de incentivo funciona só no departamento comercial e de vendas. Funcionários de todas as áreas precisam de estímulos para executar mais eficientemente seus trabalhos e contribuir com a empresa.
Por isso, as campanhas de incentivo em geral são aplicadas nas mais diversas formas. Seja uma recompensa por metas atingidas, reconhecimento pelo desempenho profissional, tempo de casa, ideias e projetos bem sucedidos, dentre muitas outras modalidades. O que vale é a criatividade e inovação do RH.
Dessa forma, além de gerar mais felicidade e realização profissional ao colaborador, a empresa torna-se mais lucrativa e eficiente.
Como implementar uma campanha de incentivo?
Feito esse primeiro mapeamento, agora é importante mensurar de que forma as metas da empresa podem se atrelar às metas do colaborador. Os indicativos de um bom desempenho do time podem ser vários.
Por exemplo: Os vendedores estão vendendo muito mais, o atendimento ao cliente está aumentando a satisfação e resolução de problemas, o departamento de tecnologia está melhorando a eficiência e reduzindo custos…
Há várias formas de mensurar o quanto cada colaborador está contribuindo não só de forma diretamente financeira, mas gerando valor para a instituição.
A partir disso, o quanto cada um deles pode ser diretamente beneficiado pelos resultados positivos da empresa? Para compreender a jornada do colaborador é importante que a empresa tenha introduzido o conceito de employee experience.
As campanhas de incentivo não são apenas uma forma de agradar o colaborador no final do ano, mas um investimento para que a empresa além de ser mais lucrativa, gere felicidade para o seu time.
Para clarificar, vamos para alguns passos simples:
1 – Defina os objetivos da empresa e os objetivos do colaborador
2 – Criação da campanha de incentivo
3 – Apresente a campanha de incentivo
É importante que ela esteja bem clara para todo o time interno e os gestores. E claro, você também pode surpreender os colaboradores com prêmios que eles não esperavam. O reconhecimento profissional é tão importante como estimular o trabalho por metas.
4 – Resultados e premiações
Tendo a campanha definida é importante pensar nos prazos. Você pode fazer uma campanha pontual, pode implementar uma campanha anual, semestral, mensal…
De todo modo é sempre importante mensurar os resultados de cada campanha, avaliar os acertos e benefícios gerados. A premiação pode se dar de várias formas e é muito satisfatório colher o feedback dos colaboradores premiados.
Imagina investir em experiências corporativas que serão como prêmios pelas metas atingidas, projetos bem sucedidos, atitudes de valor, alto desempenho, ideias sugeridas e engajamento profissional?!
O colaborador recebe pontos, que podem ser trocados por momentos inesquecíveis. Seja cuidar da própria saúde em um spa, uma hospedagem em um lugar incrível, almoço e jantar em restaurantes renomados.
E até experiências únicas como mergulho, salto de paraquedas, voo de balão, pilotar uma Ferrari, entre muitas outras.
São coisas que ele sempre sonhou em fazer, mas muitas vezes nunca se permitiu. Mas que com certeza, irá trazer muita felicidade para ele.
A vantagem das experiências é que além do reconhecimento gerado pela própria empresa, permite que o colaborador cuide da saúde, ou do lazer e viva momentos memoráveis ao lado de pessoas que ele ama.
Outras formas legais que muitas empresas utilizam é a premiação por tempo de casa, em datas comemorativas de final de ano, dia do profissional, entre várias possibilidades…
Exemplos de campanhas de incentivo
Itaú – “Pessoas que fazem a diferença”
Kantar – Premiação por metas cumpridas
E aos finais de ano, realiza várias premiações para os seus colaboradores pelas metas cumpridas.
IFF – Combinando várias campanhas de incentivo
Premia em datas comemorativas, por tempo de casa e também com vários programas de reconhecimento profissional.
Converse com a IMMA Experiências
Estaremos felizes em atender a sua empresa! Entre em contato conosco pelo email ou whatsapp!